Programação do Circuito Cultural das Praças em João Pessoa/PB 02/03/12

Os ritmos carnavalescos invadem o projeto Circuito Cultural das Praças deste final de semana com uma programação animada que tem início nesta sexta-feira (3) em oito praças da Capital. O projeto, que leva música, teatro e grupos de cultura popular a todas as regiões da cidade, é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O Circuito Cultural das Praças é considerado um dos mais importantes projetos de cultura de João Pessoa, por oferecer até o final do mês de fevereiro apresentações selecionadas em edital público, nas áreas de música, cultura popular, artesanato, audiovisual, literatura, artes integradas, teatro, circo e dança. Ao final da temporada serão 432 apresentações.

Bairro dos Ipês – A Praça Coriolano Coutinho, do bairro dos Ipês, recebe a partir das 17h a banda Família Z/O, que surgiu em 2009 juntando pessoas que fazem rimas. Os integrantes do grupo sempre foram envolvidos com grafite, hip hop e skate. O nome é uma referência à Família Zona Oeste. Atualmente o grupo está em fase de gravação do primeiro CD.

Varadouro – A Praça Antenor Navarro, localizada no Centro Histórico da Capital, será animada a partir das 22h pela Banda Goreth, que, segundo seus integrantes, toca o estilo ‘rock-louco’. A Goreth, que surgiu na cena musical pessoense em 2008, participou de importantes festivais do gênero na cidade, a exemplo do III Festival da academia de música Toque de Classe, ocorrido no clube Asfita (2008), I Passe Livre Pro Rock (2011), Encontro Científico Nacional dos Estudantes de Medicina (Ecem – 2010), XII Semana de Biologia (2010) e de duas edições do Encontro dos Estudantes de Psicologia e Comunicação.

No repertório, composições autorais como ‘Não é louco quem quer’ e ‘Ideias Esquartejadas’ (Gustavo

Dias), ‘Cidade Dorme’(Lucas Carvalho), ‘Ovira’(Secos e Molhados) e ‘Aluga-se’(Raul Seixas).Atualmente, o grupo prepara a gravação do seu segundo EP, previsto para ser lançado ainda este ano.

O vocalista e guitarrista da banda, Lucas Carvalho, falou da sua expectativa para o show. “Será uma viagem sinestésica entre os mundos do sonho e da loucura, que são as principais temáticas dos últimos trabalhos da banda. Alguns covers farão parte do setlist, como Secos e Molhados, Chico Buarque e Raul Seixas, sempre através de uma releitura Gorethesca e uma pitada a mais de rock. A noite terá ainda muita poesia e outras surpresas”.

Rangel – Acontece a partir das 18h, na Praça da Amizade, no Rangel, o show instrumental da banda Procura-se Fabiano, formada pelos músicos Fabiano Lira (bateria e percussão), Fabiano Formiga (guitarra e sons eletrônicos) e Fabiano Soares (contrabaixos). No repertório, as composições autorais ‘Procura-se Fabiano’, ‘Carimblé’, ‘No alto sertão’ e ‘Sambinha’. O grupo, formado no início de 2010, já participou de importantes eventos do gênero, a exemplo do ‘Natal com Jazz’ e BNB Cultural da cidade de Sousa, e shows no Espaço Mundo e Casa de Musicultura, juntamente com a banda néctar do Groove.

“Fazer parte da programação do Circuito das Praças é sempre um grande prazer, uma vez que proporciona à comunidade o acesso ao show e poder absorver uma sonoridade mais complexa e normalmente de difícil acesso aos moradores das comunidades mais afastadas dos teatros e casas de shows. Isso é muito gratificante porque engrandece a cultura paraibana”, disse o músico Fabiano Lira.

Bancários – A Praça da Paz, nos Bancários, recebe às 19h o batuque e o colorido da Escola de Samba Malandros do Morro, do bairro da Torre, que vem trabalhando na produção do desfile do Carnaval Tradição 2012 desde o mês de outubro do ano passado.

A agremiação foi fundada em 30 de agosto de 1956, na Torre. A atual Associação Recreativa Escola de Samba Malandros do Morro nasceu ‘Escola de Samba Batutas do Samba’, tendo como padrão as cores azul e branca. Logo nos primeiros meses de 1957, por causa da falta de pontualidade dos seus integrantes nos ensaios e reuniões, foi rebatizada de Malandros do Morro. Permaneceu com as cores azul e branco por mais dois anos, quando foram trocadas pelo verde e o branco-brilhoso, mantidas até os dias atuais.

Mangabeira – A cultura popular vai movimentar a Praça do Coqueiral, em Mangabeira, com a apresentação da Tribo Indígena Tupy Guarani, do bairro de Mandacaru, que foi a campeã do Carnaval Tradição 2011, na categoria tribos indígenas, tendo conquistado o público e os jurados com a exuberância, o colorido e o brilho dos grande cocares e pela coreografia bem ensaiada.

Tambaú – A atração é a Escola de Samba Independentes de Mandacaru, que foi fundada naquela comunidade, no dia 2 de fevereiro de 1985, tendo sido campeã do carnaval do segundo grupo rapidamente, migrando para o acesso principal. No ano de 2004, foi vice-campeã do grupo principal e nos últimos anos sempre tem conquistado boas colocações, a exemplo do vice-campeonato em 2009 e 2010 e a terceira colocação no desfile do Carnaval Tradição do ano passado.

Manaíra – Na Praça do Skate, em Manaíra, às 19h, terá o show de rock alternativo da banda Sob Aviso, que tem influência de bandas como Ramones, Social Distortion, The Hellacopters, Queens of the Stone Age, Raimundos e Matanza. O grupo surgiu em 2003 como um trio e atualmente é composto por um quarteto. No repertório, músicas autorais como ‘Segunda visão’, ‘Causa perfeita’, ‘Inconsciência’ e ‘É mentira’. A banda está em fase de gravação do primeiro CD, previsto para ser lançado ainda este ano.

Cidade Verde – O anfiteatro João Balula, da Praça Encanto Verde, localizada no conjunto Cidade Verde, recebe a partir das 19h o grupo de Forró Ripa na Chulipa, conhecido na Capital e região metropolitana pelas apresentações do gênero, principalmente no período junino. A banda participou do ‘São João de João Pessoa – O Melhor da Gente’, na edição de 2011, fazendo a alegria do público, antes do show de Dejinha de Monteiro.

Convidados – Também fazem parte da programação grupos e artistas convidados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).  Na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, a atração é a banda gospel Tribo de Azzai, que utiliza o ritmo reggae em composições próprias. A banda é formada pelos músicos Rodrigo (guitarra), Rair (baixo), Rafael (bateria), Valdir (percussão), Mauricio (trompete), Weleson (vocal), além de Tatiana e Thayse (backings vocais).

Já a Praça da Paz, nos Bancários, recebe o Grupo de Dança Harmonia do Swing, que tem um repertório de dança de salão, axé e swing. Os componentes são Ariosmar, Anderson, Ivo, Túlio, Carlos, Jéssica, Admael, Denis, Ivan e Franciago.

Confira a programação completa deste final de semana:

Sexta-feira (3)

 Bairro dos Ipês (Praça Coriolano Coutinho) – 17h

Banda família Z/O

Varadouro (Praça Antenor Navarro) – 22h

Banda Goreth

Rangel (Praça da Amizade) – 18h

Banda Procura-se Fabiano

Bancários (Praça da Paz) – 19h

Escola de Samba Malandros do Morro

Convidado da Sedes: Grupo de Dança Harmonia do Swing

Mangabeira (Praça Coqueiral) – 19h

Tribo Indígena Tupy Guarani

Convidado da Sedes: Banda gospel ‘Tribo de Azzai’

Tambaú (Feirinha de Tambaú) – 19h

Escola de Samba Independentes de Mandacaru

Manaíra (Praça do Skate) – 19h

Banda Sob Aviso

Cidade Verde (Praça Encanto Verde/ Anfiteatro João Balula) – 19h

Forró Ripa na Chulipa

Sábado (4)

Castelo Branco (Praça da Cultura) – 19h

Show Colheita dos Tempos

Manaíra (Praça Alcides Carneiro) – 17h

Grupo Caiana dos Crioulos

Bessa (Praça do Caju) – 19h

Show Indo e Voltando

Padre Zé (Praça da Conquista) – 19h

Emboladores Curió de Bela Rosa e Zezinho da Borborema

Funcionários I (Praça Lauro Wanderley) – 19h

Mestre Brown e os batuqueiros do mangue

Jaguaribe (Praça Aquiles Leal) – 19h

Ciranda dos Tupinambás

Funcionários II (Praça Bela) – 19h

Cirandeiros do Vale do Gramame

Valentina (Praça Soares Madruga) – 19h

Projeto perambularte: Um pouco de nós em tour

Alto do Mateus – 17h

Escola de Samba Mirassol

Estação Ciência (anfiteatro) – 17h

Dupla de repentistas Lindalva e Lavandeira do Norte

Informações: Prefeitura de João Pessoa


Você pode deixar uma resposta, ou deixar um trackback de seu site.

Deixe uma resposta

close comment popup

Leave A Reply